• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
  • default color
  • cyan color
  • red color
Quem é Cacá Lopes ?

caca-release

O cantor Araripinense Cacá Lopes vai aos poucos conquistando seu espaço no concorrido cenário musical brasileiro. Em suas apresentações, faz questão de misturar a música e o cordel, mostrando ao público um pouco de nossa rica cultura inserida na poesia popular e no forró pé de serra.

Preste a completar 30 anos de caminhada, Cacá Lopes Iniciou sua trajetória artística em Araripina, sua terra natal, na Rádio Grande Serra AM, quando lançou seu 1º disco. Radicado em Guaianases (zona leste de São Paulo) desde 1984, mantém uma carreira consolidada como cantor, compositor e instrumentista, com seis CDs lançados e várias coletâneas. Como cordelista, é autor de vários folhetos de cordéis, entre eles: Hino Nacional Brasileiro em Cordel, A Invasão do Estrangeirismo, Cordel do Trava Língua e Provérbios Engraçados. Como escritor lançou dois livros: Cinderela em Cordel (adaptação da clássica obra de Charles Perrault - Editora Claridade), e Vida e Obra de Gonzagão em Cordel (lançado em São Paulo e em Exú-PE nos festejos do Centenário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião - Ensinamento Editora).

Percorre escolas e universidades há 18 anos com o espetáculo Música e Cordel nas Escolas, assistido por milhares de alunos e educadores da rede pública municipal e estadual de São Paulo. Já participou de muitos Programas de televisão e recentemente apareceu em reportagens da Rede Globo e TV Câmara, que retratavam a vida do migrante do nordeste, na I Mostra de Cinema Nordestino, realizada em 18 CEUs de São Paulo em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

 

Recortes

Vida e Obra de Gonzagão - O mais completo Cordel

MAIS OU MENOS CEM CORDÉIS
No Brasil foram lançados,
E também uns vinte livros
Até aqui publicados,
Tributos a Luiz Gonzaga
Surgem em vários estados.

Eu também fico feliz
Em poder “cordeografar”
Esse artista tão completo
Da cultura popular;
Com vocês, Luiz Gonzaga!
Sua história vou contar!

Mestre Lua veio ao mundo
Exu, lá no Sertão,
Estado de Pernambuco
Numa bela região
Na fazenda Caiçara,
Próxima a um chapadão.

Sexta, 13 de dezembro
Dia de Santa Luzia
Mil novecentos e doze,
Que mais um bebê nascia
Trazendo para seus pais
Felicidade, alegria.