• Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
  • default color
  • cyan color
  • red color
Música e Cordel nas Escolas

caca-cordel-escolas

O Projeto Música e Cordel nas Escolas propõe percorrer as Unidades Escolares da Rede Pública de São Paulo utilizando um repertório de cantigas e cordéis como ferramenta pedagógica complementar. Apresentado há 16 anos, tem como objetivo inserir os alunos no fascinante universo do Cordel, auxiliando o aprendizado e incentivando o gosto pela leitura e escrita, além de fazer com que conheçam mais sobre nossa cultura popular.

Do Nordeste brasileiro, o Cordel se espalhou para todo o País, estando hoje presente em muitos livros paradidáticos, adotados para serem trabalhados em escolas. Sua influência está presente em várias manifestações artísticas, entre elas a música, o teatro e o cinema. Hoje, a Literatura de Cordel está conquistando cada vez mais espaço nos diversos setores da sociedade, com visibilidade na mídia e no mercado editorial e reconhecimento nacional e internacional. Usando o Cordel como ferramenta pedagógica, Cacá Lopes já esteve em aproximadamente 500 Unidades Escolares, se apresentando para milhares de alunos e professores.


Entre os objetivos do Projeto Música e Cordel nas Escolas, podemos destacar:

• Difundir o cordel na sala de aula e através de sua grande beleza poética, integrando crianças, jovens e adultos nesse universo fascinante;

• Inovar a proposta pedagógica, unificando a arte e educação, destacando a importância da leitura e da música que vem dos menestréis cantadores nordestinos.

• Mostrar a musicalidade das rimas e dos versos da poesia popular, valorizando nosso idioma, a nossa língua portuguesa através dos Cordéis e de Músicas de autoria do proponente.


Esse projeto não recebe incentivos do poder público, e no momento conta apenas com as parcerias da Editora Luzeiro e da ONG AVIB.

 

Recortes

Vida e Obra de Gonzagão - O mais completo Cordel

MAIS OU MENOS CEM CORDÉIS
No Brasil foram lançados,
E também uns vinte livros
Até aqui publicados,
Tributos a Luiz Gonzaga
Surgem em vários estados.

Eu também fico feliz
Em poder “cordeografar”
Esse artista tão completo
Da cultura popular;
Com vocês, Luiz Gonzaga!
Sua história vou contar!

Mestre Lua veio ao mundo
Exu, lá no Sertão,
Estado de Pernambuco
Numa bela região
Na fazenda Caiçara,
Próxima a um chapadão.

Sexta, 13 de dezembro
Dia de Santa Luzia
Mil novecentos e doze,
Que mais um bebê nascia
Trazendo para seus pais
Felicidade, alegria.