Cacá Lopes pernambucano de Araripina é cantor, compositor e cordelista. Radicado em São Paulo desde 1985, com vários anos de carreira é fomentador de duas expressões culturais que são referências em sua arte: O forró e o cordel.
Como cidadão, tem sido uma representatividade expressiva em prol da inclusão de pessoas com deficiência nos espaços culturais. Aos dois anos de idade contraiu poliomielite (paralisia infantil) e perdeu os movimentos do braço esquerdo. Apesar da limitação e por ser apaixonado pelo violão desde criança, aprendeu a tocar o instrumento com apenas três dedos da mão direita, aos oito anos de idade, e hoje vive exclusivamente de sua arte.
Como artista da música tem dez discos lançados, várias coletâneas e mais de duas mil apresentações. Como cordelista, é autor de três dezenas de cordéis publicados, entre eles: Cordel do Trava Língua, A Invasão do Estrangeirismo, O Semeador de Livros, Do Choro ao Forró, além dos livros Cinderela em Cordel, Araripina em Cordel e Vida e Obra de Gonzagão.
Já participou de mais de cem programas de TV, entre os principais: O Melhor da Noite (Band), Jornal Nacional (TV Globo), Programa do Jô Soares (SBT), Eliana (SBT), Provocações com Antônio Abujamra (TV Cultura), Bom Para Todos (TVT), É de Casa, Jornal SPTV (TV Globo) e Programa Sabrina Sato (Record).