14ª PRIMAVERA DOS LIVROS

quinta-feira, 10 de setembro de 2009Home Quem Somos Diretoria Fale com a Libre

Assine nossa NewsletterE receba nossos lançamentos
As Editoras mais vistasCOSAC NAIFYÁGALMA PSICANÁLISE7LETRASA GIRAFA – GIRAFINHAMATRIXCIA DE FREUDBARRACUDALUMIARNANKINEDITORA BIRUTA
APOIO APRESENTAÇÃORELEASE OFICIALPROGRAMAÇÃO ADULTAPROGRAMAÇÃO INFANTILIMPRENSAPROFESSOR(INSCRIÇÃO)
PROGRAMAÇÃO CULTURALPrimavera dos Livros 2009 São Paulo10 a 13 de setembro – Centro Cultural São Paulo
SÁBADO, dia 12
10h30 – 12hLANÇAMENTOBrincar é PrecisoMarilena Flores Martins, Editora EvoluirA autora é presidente da Associação Brasileira pelo Direito de Brincar, e busca, com essa publicação, compartilhar com mães, pais, educadores e cidadãos conscientes reflexões sobre a criança, seu desenvolvimento e seu direito às brincadeiras, à alegria e à vida. Também sugerir práticas para implementar esse direito.
11h30 – 13hMESA 1MONTEIRO LOBATO, O EDITOR DO BRASILMarisa Lajolo
14 horasLANÇAMENTORoteiro para um curso sobre a história das idéias politicas no Brasil e no mundoRoberto Saturnino Braga, Editora Publisher Brasil e Fundação Perseu AbramoMais que um panorama histórico sobre a evolução do pensamento político, Saturnino Braga – ex-senador do RJ, com mais 4 décadas de vida política – analisa, em novo livro, as transformações da ética e da democracia tendo em vista a busca pelo ideal de aperfeiçoamento moral humano.
14h30 – 16hMESA 2CORDEL, O BRINCAR DE RIMASTrês respeitados e importantes cordelistas da cena poéticaacional debatem suas experiências com a publicação do cordel e seus formatos atuais. Pela Nova Alexandria, João Gomes de Sá fala da transposição do clássico de Victor Hugo, O corcunda de Notre Dame, para o universo rimado do cordel. Como se deu a passagem e, sobretudo, qual o valor de apresentar um clássico universal adaptado sem perder o essencial da história. Pela Duna Dueto Editora, Moreira de Acopiara fala sobre Cordel em arte e versos, livro que mostra um pouco da história do cordel e da xilogravura, e recita poemas de sua autoria.A mediação da mesa fica por conta de Marco Haurélio, autor de inúmeros livros em cordel, incluindo a Megera Domada da Editora Nova Alexandria.
15h – 16h30MESA 3O QUE SE LÊ NA PERIFERIA DE SÃO PAULOA experiência de Mário de Andrade, inaugurada na capital paulistana na década de 30, de levar um ônibus-biblioteca às periferias das cidades, ampliou-se por meio da iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Libre – Liga Brasileira de Editoras, responsável pela realização de uma oficina por mês, em cada um dos 28 roteiros e bairros cobertos pelo projeto. Os números são surpreendentes e superam o movimento de qualquer biblioteca física, despertando-nos para a questão: O que se lê na periferia de São Paulo?Marta Nose, coordenadora do Ônibus-BibliotecaMarta Martins, editora da Cuca Fresca e oficineira do Ônibus-BibliotecaFrancisca do Val, oficineiro do Ônibus-Biblioteca, CACÁ LOPES -Cantor / Cordelista e oficineiro do Ônibus-BibliotecaCaetano Melo, oficineiro do Ônibus-Biblioteca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *