DIA DO NORDESTINO, AGORA É LEI

Agora é Lei. Dia 8 de Outubro é “Dia do Nordestino” em São Paulo .
São Paulo é conhecida por ser a cidade onde vive o maior número nordestinos de todo o Brasil, fora o próprio Nordeste. Mas, por incrível que pareça, apesar dos milhares de migrantes que chegam a São Paulo todos os dias, não havia uma data em que a comunidade pudesse comemorar aqui, em São Paulo.

Agora tem. Por iniciativa do vereador Francisco Chagas (PT), a comunidade nordestina vai comemorar, no próximo dia 8 de outubro, pela primeira vez, o DIA DO NORDESTINO. A Lei 14.952/2009 fixa a data em homenagem ao centenário do nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense. Além de ser a data em que se comemora o Dia do Nordestino, na Região Nordeste, em homenagem a Catullo da Paixão Cearense. A partir de agora, a data entra para o Calendário Oficial de Eventos do Município.

A Sessão Solene de Comemoração ao Dia do Nordestino será, às 19 horas, do dia 8, no Salão Nobre da Câmara, 8º andar. Haverá a exibição do documentário “Patativa do Assaré – Ave Poesia”, de Rosemberg Carly. Vários artistas estarão cantando em homenagem ao mestre de Assaré, entre eles, o Pernambucano de Araripina, Cacá Lopes, que tem várias músicas gravadas em parceria com Patativa. Neste dia, o Restaurante Escola da Câmara incluirá em seu cardápio do almoço pratos típicos nordestinos. A idéia é fazer com que, já no ano que vem, haja uma semana cultural na cidade em comemoração à data.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *