A Literatura de Cordel chegou às escolas. A coleção Clássicos em Cordel é prova inequívoca disto. Grandes obras da literatura brasileira e universal em releituras fantásticas a cargos de alguns dos maiores nomes da poesia popular brasileira.
E, longe de perder a essência, estas obras ganham novo colorido despertando no leitor a vontade de conhecer o original. Para os que já conhecem, a releitura trará muitas surpresas. É o caso do Corcunda de Notre-Dame em Cordel, de João Gomes de Sá, em que os famosos personagens da obra de Victor Hugo são transportados daFrança para uma pequena cidade do interior nordestino.
Para quem quer conhecer um pouco mais da história desta fantástica manifestação cultural, recomendo a leitura de Breve História da Literatura de Cordel, de Marco Haurélio (Ed. Claridade), que traça um painel abrangente, e ao mesmo tempo sucinto, da poesia popular e sua presença na cultura nacional.
A coleção Volta e Meia, voltada para o público infantil, traz releituras dos clássicos Os Três Porquinhos e Alice no País das Maravilhas, que merecem ser conhecidas. Cinderela em Cordel, de Cacá Lopes, é uma adaptação singela do grande clássico de Charles Perrault. Branca de Neve e O Pequeno Polegar também foram adaptados em Cordel por Varneci Nascimento.
O Cordel, que ainda resiste em algumas feiras e mercados do Nordeste, chega às salas de aula sem perder o encanto nem a poesia.