Ser tão, sertão
Que mora em mim, mora em você
Me alimenta de ternura
És o mel e rapadura e o cuscuz do meu viver.

De antemão, vale ressaltar que cantar a beleza, as riquezas e a força do nordeste e do povo nordestino, certamente, é o que move o poeta pernambucano, Cacá Lopes, que a mais de trinta anos tem contado e cantado a força nordestina aqui nas banda do sul.

Desde já, ressaltamos a nossa gratidão a cada um que fortaleceu nosso trabalho!

Os shows

O artista pernambucano, Cacá Lopes, realizou, de março a julho, os Show De PATATIVA À GONZAGÃO, projeto premiado edital PROAC Expresso LAB nº 58/2020 – PRÊMIO “NEIDE RODRIGUES GOMES” DE PATRIMÔNIO IMATERIAL, CULTURA POPULAR, TRADICIONAL E URBANA. ID: 910. Foram cinco shows virtuais homenageando esses dois ícones da cultura nordestina brasileira, Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré e Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

As referências

Cacá Lopes, desde o início da carreira tem afirmado que tem como referência em sua arte, a poesia e a música desses dois mestres, desta forma, a realização dos shows, que teve início em 5 de março, dia do aniversário de Patativa teve como objetivo render uma singela homenagem aos seus metres . Desta forma, o primeiro show teve um convidado muito especial, João Batista Cidrão, o filho do poeta de Assaré que declama lindamente a obra do pai.

Em suma, o cantador muito se orgulha da parceria musical e amizade que existiu entre ele e Patativa.

 

O repertório


No repertório, muita música autoral registradas nos discos de Cacá Lopes, além de canções clássicas do repertório de Patativa e Gonzagão, como Vaca Estrela e Boi Fubá, A Triste Partida, A Vida do Viajante, Sabiá, entre outras. Todos os shows foram transmitidos e estão disponíveis na página do artista proponente.

Realização

Este projeto foi uma realização do cantador Cacá Lopes, da produtora cultural Elielma Carvalho, com apoio do Edital PROAC Expresso LAB nº 58/2020 – Prêmio “Neide Rodrigues Gomes” De Patrimônio Imaterial, Cultura Popular, Tradicional e Urbana da Secretaria Estadual da Cultura de São Paulo. Na banda, contamos com um grupo de peso: Neide Garapé, Cicinho Silva, Digo Ferreira e Ivan Rodrigo; Direção de Estúdio: Zé da Lua; Técnico de som: Giovane Torres; Comunicação visual: Sakurina Nakarrara.

 

Show de Patativa a Gonzagão em versos de cordel

O Proac Expresso LAB
Apresentou à nação
Cinco encontros virtuais
Com forró, xote e baião
O canto e a poesia
De Patativa a Gonzagão

Obrigado à nossa equipe
Ao meu grupo predileto
Esse prêmio fortalece
Meu estradar, meu trajeto
No mundo da cantoria
Que venha o próximo projeto